Amigos

quinta-feira, 11 de maio de 2017

A FUGA DA POESIA (ou o Canto Passarinho)

Envolta em véus de neblina
Ela saiu de madrugada
Tomou o rumo da estrada
que levava ao mundo em frente.
Vi seu vulto evolando
pela curva do caminho,
Acenou um lenço de sonho
e mandou-me um passarinho...
Que chegou assim de manso,
pousou no meu coração,
mora comigo e  me encanta
com seu canto, todo  dia...
Foi o último presente
da minha Amiga Poesia.
Essa Amiga, outrora amante
enviou-me um recado:
'Fica contigo este mimo
que sempre te dediquei,
sabes que tenho que ir,pois esta
é minha missão...
levar  Poesia ao mundo
e deixar em cada canto,
um canto de amor passarinho
dentro de um coração...'
E para o consolo do triste
fica o canto e a alegria
deste canto passarinho
que resiste nas asas do Tempo
fazendo-se eterna e presente
minha Amiga Poesia.

Guaraciaba Perides



A poesia do Passado no Eterno Presente

21 comentários:

  1. Que lindo Guaraciaba e que esse passarinho possa levar seu canto a outros cantos para alegrar os corações com lindas poesias.
    Adorei.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. oi, Carmen, obrigada. A música lenda dos tangarás é uma joia da música popular brasileira e com os melhores das primeiras décadas do século XX....acho uma referência histórica da nossa música.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. OI GUARACIABA!
    QUE LINDA TRILHA SONORA, SIMPLES, TRAZENDO SENTIMENTOS EXPOSTOS.
    TEU TEXTO É LINDO, TOCANTE MESMO.
    ABRÇS AMIGA E UM DIA DAS MÃES MUITO ABENÇOADO.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , Zilani, obrigada... a poesia é assim ...voa pelo mundo mas deixa sempre um pouco de sua presença em nós.
      Feliz dia das mães! Um grande abraço

      Excluir
  4. 'Fica contigo este mimo
    que sempre te dediquei,
    sabes que tenho que ir,pois esta
    é minha missão...
    levar Poesia ao mundo
    e deixar em cada canto,
    um canto de amor passarinho"

    Que lindo Guaraciaba. A poesia passarinhando pelo mundo, levando em suas asas-abrigo um pouco de alento,de consolo,de magia aos corações. Assim também eu vejo a poesia e você sempre sensível consegue encontrar significados tão bonitos pra dizer .Disse e também me encantou e ainda como grande conhecedora da história da música você sempre nos brinda com suas escolhas. Adorei. Um abraço e um Feliz dia das mães.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lourdinha, que bom que você gostou! a poesia tem muito de sua inspiração porque foram suas fotos de pássaros tão belos que relembrei quando fiz este poema.Você coloca muita poesia em suas fotos e as de pássaros em voo são belíssimas! Quando conheci a lenda dos tangarás também fique encantada... é uma preciosidade pesquisada por meu filho André Luiz.
    um Feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guaraciaba, me sinto lisonjeada com suas palavras, verdade, estou muito feliz. Um abraço, grande poetisa.

      Excluir
  6. Este teu poema, Guaraciaba, A FUGA DA POESIA (ou o Canto Passarinho), é um poema belíssimo (e não um "TEXTO", como disse Zilani Célia, pois o POEMA é uma obra de arte, muito mais que um TEXTO).
    Dou-te, pois, os meus parabéns, poeta Guaraciaba, pelo excelente POEMA, um poema moderno, a nossa grande herança da SEMANA DE ARTE MODERNA, realizada em São Paulo, em 1922.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Pedro pelo comentário...na verdade somos uma somatória de nossas leituras e influências literárias ao longo do tempo...uma parte de nós é sensibilidade e a outra parte é referência e dificilmente deixamos de sublinhar esse fato. Faz-se poesia em verso e prosa intuitivamente ou como joia lapidada, mas o que é mais importante que ela nos faça bem como um canto de passarinho...como um Manuel Bandeira, um Drummond ou ainda textos maravilhosamente poéticos como os de Jorge Amado ou Gabriel Garcia Marques, etc, etc...
    Um abraço e obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  8. Lindo seu poema, Guaraciaba, na sua resposta ao Pedro lembrei de Ferreira Gullar:
    'Uma parte de mim é todo mundo: outra parte é ninguém: fundo sem fundo.
    Uma parte de mim é multidão outra parte estranheza e solidão...'
    E tão lindo quanto...

    'Fica contigo este mimo
    que sempre te dediquei,
    sabes que tenho que ir,pois esta
    é minha missão...'
    Beijo, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais...bingo! exatamente quando escrevi a resposta lembrei-me imediatamente de Ferreira Gullar e de seu brilhante poema...atestando o grau de influência que recebemos e que passa a fazer parte do nosso ideário. Pensei muito sobre isso a partir do comentário de Pedro e lembrei-me que quando comecei a escrever poesia , por volta dos meus 18 anos, eu fazia versos mais semelhantes aos poetas mais antigos que aprendíamos no curso colegial.Depois ao conhecer melhor os poetas do século XX encontrei afinidades que melhor condiziam com o meu estar no mundo e nas formas de expressar o pensamento.Bandeira, Drummond, Neruda, etc.Na juventude é que formam os padrões de pensamento e escrita. Procuro na minha escrita trabalhar o meu sentimento do mundo mas dando ênfase à sonoridade e a musicalidade da palavra falada,
      Obrigada pela atenção que você tem dado á minha forma de expressar e agradeço essa possibilidade de diálogo que é exatamente o que quero, trocar idéias, pensamentos e experiências.
      Um abraço

      Excluir
  9. Bella entrada amiga. Un placer siempre leer tus letras. Besitosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Carmen...também sinto muita afinidade com seus trabalhos escritos e admiro os seus trabalhos em pintura.
      um abraço

      Excluir
  10. Um belíssimo poema, Guaraciaba !
    Maravilhosa composição poética, verdadeiramente admirável!
    Parabéns, querida amiga!
    Grande abraço e obrigada pela carinhosa visita de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Ilca, obrigada pelo comentário...
      um abraço e uma Feliz Semana!

      Excluir
  11. Olá Guaraciaba,

    Não conhecia esse instrumental. Lindo!
    Também adoro ouvir "Carinhoso".
    Seu poema é um show. Que talento poético! Belíssima composição.
    O mundo precisa mesmo de muita poesia e todos nós de um canto de amor passarinho em nossos corações.
    Gostei demais, amiga!
    Ótima semana!

    Beijo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera Lúcia, obrigada...que bom que você ouviu a Lenda dos tangarás! é uma preciosidade composta por Braguinha e contava com os mais importantes compositores da classe média e que ajudaram na popularização da MPB. é um documento raro e fique feliz de conhecer.
      Um abraço


      Excluir
  12. Voltei para dizer que,no meu sentir, essa é a função da Poesia, Tem ela tanta coisa para mostrar, e esclarecer. E faz essa função com o perfume das flores, com a beleza que delas tira. O Poeta tem ordens a cumprir, que lhes dá a Poesia. Tem ele o seu trabalho limpo e belo para fazer.
    Um abraço amiga Guaraciaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro, é verdade...há muitas maneiras de sentir o mundo, poesia , literatura, pintura, música são as mais emocionais...aquelas que vão buscar no fundo de nós os mistérios de um conhecimento que acumulamos ao longo da história da humanidade e que se não me engano ,segundo Jung, faz parte do inconsciente coletivo.
      Um abraço e obrigada novamente

      Excluir
  13. Preciosa composición sobre la Poesía y su inspiración personificada en este passarinho lleno de ternura.
    Bonitos videos con muy buena música.
    Abraços e Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , Pedro Luis, obrigada pelo comentário...não há nada mais dignificante do que ouvir a alegria dos pássaros quando começa um novo dia, parece que tudo renasce á nossa volta.
      Um abraço

      Excluir