A lua está no céu sombrio. Quando chegou?
Pouso a minha taça, para fazer-lhe essa pergunta.
Os que querem apanhar a lua não o podem conseguir.
No entanto, no seu curso, a lua acompanha os homens.
É deslumbrante como um espelho voador, diante do
Pavilhão vermelho.
As brumas azuis se extinguem e desaparecem
e seu puro esplendor cintila.
Vemo-la somente à noite subir do mar e perder-se
nas nuvens.
Os homens de hoje não vêem mais a lua de outrora.
A lua de hoje iluminava os homens do passado.
Os homens do passado, homens de hoje - torrente que
flui -
todos contemplam a lua, que a todos parece a mesma.
Tudo o que desejo é que, à hora de cantar e beber,
o luar se reflita sempre no fundo da taça de ouro.
Li Po (poeta chinês 701-762)- traduzido por Cecília Meireles
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Rosa Vermelha
A esposa do guerreiro está sentada à janela.
De coração aflito, borda uma rosa branca numa
almofada de seda.
Picou-se no dedo! Seu sangue corre na rosa branca,
que se torna vermelha,
Seu pensamento vai ter com seu amado, que está na guerra
e cujo sangue tinge, talvez, a neve de vermelho.
Ouve o galope de um cavalo...Chega, enfim ,seu
amado?
É apenas o coração que lhe salta com força no peito...
Curva-se mais sobre a almofada e borda com prata
as lágrimas que cercam a rosa vermelha.
Li Po(poeta chinês)-traduzido por Cecília Meireles
Dos tempos imemoriais os homens sonham e os poetas declamam seus amores, seus prazeres e suas dores...a vida perpassa como um fio de luz no pensamento.
Cavalinhos de pau, girando , girando
Em volteios alternados,
Garbosos, em cores diferentes,
subindo e descendo, ginetes elegantes...
disputados por crianças ao som
de alegre música que faz girar
também com ela
nossos sonhos como numa dança.
Talvez, seja assim, a vida como um carrossel
Volteio em espiral de sonhos repetidos
lembranças revividas de doces ilusões.
De uma bela canção soando em nosso ouvido
e de uma mão firme a sustentar nosso equilíbrio,
na roda que se entende eterna,
no gosto bom que nos transmite a Vida...
Guaraciaba Perides
CIRCLE GAME com JONI MITCHELL
Tradução adaptada fica como sugestão
Ontem uma criança veio admirada
Por apanhar uma libélula dentro de uma jarra
cheia de medo quando o céu se enchia de trovões
e em lágrimas quando caía uma estrela...
Estribilho;
E as estações vão girando e girando
e os cavalinhos pintados sobem e descem
Nós somos cativos do carrossel do tempo
Nós não podemos voltar, nós somente podemos olhar
para trás de onde nós viemos
E girando e girando no "jogo do círculo"
Então a criança gira dez tempos pelas estações
Patinando por dez vezes nos rios congelados
Palavras como " quando você estiver mais velho" acalmavam-no
e promessas de que algum dia realizaria seus sonhos
Dezesseis primaveras e dezesseis verões se foram agora
As cambalhotas se transformaram em voltas de carro através da cidade
E você diz a ele ter chegado a hora, e não está longe agora
para você diminuir os passos pelos círculos que seguem
E o menino que sonhou o futuro agora tem vinte
Embora seus sonhos não fossem tão grandiosos e verdadeiros
Haveria novos sonhos, talvez melhores, e abundantes
Antes que o último ano se complete.
continuação: A MÚSICA POPULAR A PARTIR DOS ANOS 70
No início da década de 70 surgiu um grupo que no rastro de Caetano, Gil, Gal e Bethania
trariam ao cenário nacional uma nova expressão na música popular..."OS NOVOS BAHIANOS"
(Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Galvão,, Paulinho Boca de Cantor e outros)
Viviam em comunidade, comiam alimentos macrobióticos, gostavam de rock, até que depois de um
encontro histórico com João Gilberto passaram a fundir os sons que compunham em suas guitarras
elétricas com harmonia produzida pela Bossa Nova.
Moraes Moreira e Galvão produziram o primeiro sucesso com "Preta, pretinha".
Com o LP "Acabou Chorare" o grupo foi para as paradas de sucesso com uma autêntica novidade
na MPB. Posteriormente, Moraes Moreira seguiu carreira independente e divulgou para todo
o Brasil o Carnaval da Bahia. Baby Consuelo de forte presença no palco, ao lado de Pepeu Gomes,
recriou interpretações para antigos chorinhos como Brasileirinho e canções românticas para a
juventude como " Menino do Rio" (Caetano Veloso) e temas da contracultura "O mal é o que sai da boca do homem".
Em outros caminhos musicais dos nomes também se popularizaram;Ivan Lins ("Começar de Novo")
e Luiz Gonzaga Júnior , o Gonzaguinha ("Explode Coração")
A partir dos anos 70, toma vulto uma das mais fortes tradições dos subúrbios do Rio de Janeiro,
o samba tocado e cantado no fundo de quintal e no qual o público dança animado por várias horas
entrando pela madrugada, A famosa Festa do Pagode onde os sambistas mostravam a sua
categoria como músicos e letristas, de forma livre, sem o bloqueio das rádios e do samba comercializado estereotipado pelo carnaval.
. Foram cantoras famosas do samba de pagode, Alcione, Clara Nunes e Beth Carvalho.Esta
levou para seu disco compositores ainda desconhecidos e que atuavam no Pagode de Ramos-
1978"De pé no Chão". Nomes que ficaram conhecidos , compositores, Arlindo Cruz,Sombrinha,
Jorge Aragão, Almir Grinetto, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Luis Carlos da Vila, etc.
O pagode com gênero musical de grande importância comercial tomou vulto a partir de l986,
alcançando classes sociais mais favorecidas e outras regiões do país.
o grupo de pagode denominado "Fundo de Quintal" introduziu inovações instrumentais e
harmônicas em relação ao samba tradicional. Jorge Aragão introduziu harmonias mais intrincadas
e letras mais sofisticadas e ficou conhecido como o Poeta do Samba.
Outra modalidade do samba, o do "partido alto" foi um gênero que reapareceu e permaneceu na
música popular brasileira. Em 1977, Aniceto Menezes, um dos fundadores da Escola Império
Serrano, admitia a existência de modificações no verdadeiro e tradicional "partido alto" que
se iniciara com seus ancestrais, que na verdade fora oriundo das festas religiosas do jongo de
procedência rural, batido em tambores. No início do século XX na música "Patrão, prenda seu gado" de Pixinguinha, Almirante já observara essa modificação. Mas Aniceto, na década de 70,
assinalava o desrespeito às regras tradicionais, pois nele os versos são livres, feitos na hora e
precisam de coro. Ao sofrer tantas adaptações para servir um processo de comercialização acabou
por se transfigurar ainda mais e transformando-se num samba popular de pouca consistência.
O samba de raíz permaneceu, entretanto, vivendo bons momentos nas décadas de 80 e 90 com Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho e Bezerra da Silva, A sua tradição foi resguardada com
a descoberta de Walter Alfaiate, Wilson da Neves e das Velhas Guardas da Mangueira e da Portela,etc.
O Partido Alto aparece também nas batucadas de Baixada e adjacências e nas novas favelas violentas
e miseráveis , capturado por Bezerra da Silva. As rodas de partido Alto moldaram compositores como Elton Medeiros, Candeia, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e partideiros como Clementina de Jesus, João da Gente, Xangô de Mangueira, além de Aniceto, atestam que esse samba mesmo distante das origens é um dos mais evidentes elos entre o gênero urbanizado e sua nascente africana.
Na próxima postagem continuaremos relacionando os novos caminhos da música popular como
o rock brasileiro e os movimentos de vanguarda e sertanejo contemporâneo, terminando o século XX
Moraes Moreira: com Abelha , abelhinha
.Baby Consuelo com Menino do Rio
Gonzaguinha com EXPLODE CORAÇÃO
Clara Nunes com Canto das Três Raças
E Clementina de Jesus...num breve histórico de de sua importância
Eu te amo
Antes e depois de todos os acontecimentos,
Na profunda imensidade do vazio
E a cada lágrima dos meus pensamentos.
Eu te amo
Em todos os ventos que cantam
Em todas as sombras que choram,
Na extensão infinita dos tempos
Até a região onde os silêncios moram.
Eu te amo
Em todas as transformações da vida,
Em todos os caminhos do medo,
Na angústia da vontade perdida
E na dor que se veste em segredo.
Eu te amo
Em tudo que está presente,
No olhar dos astros que te alcançam
E em tudo que ainda estás ausente.
Eu te amo
Desde a criação das águas,
Desde a idéia do fogo
E antes do primeiro riso e da primeira mágoa.
Eu te amo perdidamente
Desde a grande nebulosa
Até depois que o universo cair sobre mim
Suavemente.
Adalgisa Nery ( in Mundos Oscilantes, Editora.José Olympio- Rio de Janeiro ,1962)
CANÇÃO QUASE MELANCÓLICA
Parei as águas do meu sonho
Para teu rosto se mirar.
Mas só a sombra dos meus olhos
Ficou por cima, a procurar...
Os pássaros da madrugada
Não têm coragem de cantar,
Vendo o meu sonho interminável
E a esperança do meu olhar.
Procurei-te em vão pela terra,
Perto do céu, por sobre o mar.
Se não chegas nem pelo sonho,
Por que insisto em te imaginar?
Quando vierem fechar meus olhos
Talvez não se deixem fechar.
Talvez pensem que o tempo volta,
E que vens, se o tempo voltar.
Cecília Meireles ( Obra Poética. Editora José Aguilar, Rio de Janeiro, 1958)
O amor na poesia feminina se reveste de sonho e fantasia.
Futuros Amantes....música de Chico Buarque na voz de Gal Costa
Há música em seus olhos
Quando me fitam
Há estrelas em seus beijos
Quando me beijam
Há eternidade em suas mãos
Quando me tocam...
Em nós o infinito se desdobra