Amigos

sábado, 24 de março de 2018

OUVINDO VOZES

Fecho os olhos, ouço vozes
vozes que contam, que cantam, que riem...
Em outros espaço ecoam.
Ouvi-las  aquece  minha  alma,
transborda  no coração...
É ainda manhã,  ainda deitada,
lá embaixo eu ouço;
minha filha argumenta, 
o pai que responde,
diálogo feito de  ali para cá...
Eu sinto , de manso, uma confiança boa,
da vida que segue, de muito de dar e
também receber...
Às vezes na  sala,  em tempo de espera,
reflito da vida o que ela possui;
Então, ouço vozes dos filhos,
contando seus feitos, seus erros e
também seus acertos.
São vozes que chegam através  das paredes
e que logo ecoam em riso alternado...
E eu sinto de novo em  minha  alma o alento,
de tudo estar certo e novamente me aquieto...
Daí, que me lembro de vozes antigas,
em  outros espaços, também de cantigas.
De quando em criança, em meu próprio recanto,
ouvia do quarto as vozes da sala;
Adultos brincando, jogando, cantando,
os avós e os tios, meus pais e os amigos,
contando seus feitos e suas histórias...
Somente dos sons que eu ouvia,
nem sempre entendia...
Mas, só de  ouvi-los ficava tranquila
e  fechando os  olhos de repente dormia.
Os sons dos cantores vibravam no rádio,
no disco e na vida...
e ainda eu ouço com muita frequência,
cantigas e cantos de tantos artistas...
Presentes ainda, nos dias de hoje,
no tempo do agora, figuras de luz,
que mesmo tão longe, 
mantém suas vozes em ondas no espaço,
que ecoam seus sonhos, amores ou mágoas,
encantando  a todos que ainda se lembram
de toda a magia da arte dos sons...
Benditas as vozes que fazem da vida
um lugar de carinho..
das bençãos dos pais, dos amigos e irmãos;
permanecem para sempre num recanto encantado,
guardado bem dentro, do meu coração.

Guaraciaba Perides

Canta   Mercedes Sosa "canción de las simples cosas"

 porque as simples coisas , as devora o tempo...


4 comentários:

  1. Guaraciaba,eu gostaria muito de ouvir essas vozes que são de seres iluminados,mas infelizmente não tenho esse dom.
    Amei ler.
    Bjs e obrigada pela visita
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. oi, Carmen...as vozes que eu escuto são as vozes familiares do presente e as lembranças das vozes familiares do passado...além é lógico dos grandes cantores que deixaram sua marca maravilhosa para todos e que embora sejam agora luz deixaram para nós suas lindas canções...
    um abraço e obrigada .

    ResponderExcluir
  3. Querida Socióloga/Poetisa, Guaraciaba Perides, bom dia !
    Então, faça um esforço e escuta a voz da minh´alma, a te desejar
    UMA FELIZ PÁSCOA, extensiva a tua Digna Família.
    Parabéns pelo belo texto e um fraternal abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sinval, obrigada pela linda mensagem de Páscoa...ouvi com reverência a voz de um verdadeiro amigo! Sejam sempre as vozes do bem que lhes acompanhem.
    Uma Santa Páscoa. Um abraço

    ResponderExcluir